Notícias » Detalhes

NFe – Nota Fiscal Eletrônica Estadual - ARMAZENAMENTO DE ARQUIVOS XML

17/01/2011 10:00

Em 2010, muitas empresas começaram a fazer uso da NFe – Nota Fiscal Eletrônica Estadual - seja voluntariamente, ou para atender à exigências legais.

A Nota Fiscal Eletrônica Estadual emitida gera um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, a DANFE – documento suporte que possibilita e auxilia o transporte da mercadoria - e um arquivo eletrônico com código de barras chamado XML, arquivo utilizado para transmitir as informações da operação fiscal à SEFAZ. Para o fisco estadual o documento com validade fiscal é o arquivo XML, portanto não basta armazenar e apresentar somente a DANFE.

 

A guarda de documentos fiscais – sejam eletrônicos ou físicos – continua sendo por um período de 05 (cinco) anos e o armazenamento deste arquivo é de responsabilidade do contribuinte.

Diante do exposto, sugerimos armazenar os arquivos XML – tanto de operações de venda quanto de compra – em local seguro, evitando o extravio e a perda das informações, mantendo ao menos duas bases.


Aconselhamos a não armazenar o arquivo XML em um único computador em sua empresa, pois em caso de problema com o equipamento, poderá ocorrer a perda total ou parcial dos arquivos e certamente sua empresa estará sujeita às penalidades legais.


Colaboração:

 

Elisabete Cristina Florindo Crispim

Contadora

MB Contabilidade

Fone: (19) 3452-5920 
                    3038-0671

« voltar

Copyright © - 2018 - ALJ - Associação Limeirense de Joias - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido: ClicInterativa